17 dezembro 2011

Mostrando arquivos e pastas ocultas (transformadas em atalhos) por vírus em pendrivers e discos removíveis


Hoje peguei um pendriver de um cliente que tinha sido conectado a um computador com vírus, os vírus que afetam pendrivers na maioria das vezes ocultam os arquivos e/ou pastas que estão localizados na raiz do pendriver, e criam atalhos ou aplicativos com o mesmo nome da pasta, que ao ser executado (pensando o usuário que esta acessando a pasta) o vírus infecta os computadores que o pendriver foi conectado, e vai se espalhando como uma praga, alguns deles se abrem automaticamente a partir de um arquivo de reprodução automática chamado "autorun.inf". Para mostrar novamente as pastas e arquivos ocultos do seu pendriver e como evitar o "autorun.inf" sigam os seguintes passos:

1º - Veja em qual unidade o pendriver esta conectado, no caso do meu esta na unidade E:, então aperte as teclas: Windows+R digite "cmd" e aperte enter.

2º - Agora que esta com o prompt aberto acesse a unidade que o pendriver conectado digitando "E:" e apertando enter, o prompt estava assim: "C:\Users\Usuario>" agora tem que ficar assim: "E:\>".

3º - Na frente do E:\> digite: "attrib -s -h /s /d" e aperte no enter.

Pronto, já é para exibir os arquivos ocultos. Agora irei mostrar como evitar o "autorun.inf" e uma forma mais pratica de exibir os arquivos ocultos para quem vive pegando este vírus no pendriver com um arquivo .bat que eu criei:

Baixem o arquivo "Mostrar pastas e arquivos ocultos" no final deste post, agora descompacte ele na raiz do pendriver. Será criado um arquivo: "mostrar.bat" e uma pasta: "autorun.inf. A pasta "autorun.inf" serve para evitar a criação do arquivo autorun.inf na raiz do pendriver, o vírus não consegue criar um arquivo se tiver uma pasta com o mesmo nome no local onde ele vai criar. e o arquivo "mostrar.bat" será usado quando o pendriver for infectado, basta executar este arquivo que tudo ficara visível novamente. Mais como executar se ele estiver oculto? Basta abrir o pendriver e editar a barra de endereços, digitar "E:\mostrar.bat" onde "E:\" é a variável para a unidade do seu pendriver, e apertar enter.


Download Mostrar pastas e arquivos ocultos: Multiupload

2 comentários:

Marco disse...

poderia fazer o upload desse arquivo novamente?

ou colocar os codigos =)

obrigado

Paulo Seibert disse...

criando uma pasta com o nome autorun.inf nao previnirá a criação do arquivo infectados, pois uma pasta e um arquivos podem ter o mesmo nome, devido a extensão ser diferente, que no caso da pasta, nao possui.